O investimento em dividendos envolve o investimento em ações, fundos mútuos ou ETFs que pagam dividendos.
Recentemente, as pessoas estão se dando conta que devem retirar o dinheiro das contas de poupança para ações já que os rendimentos de dividendos são bem mais altos.
O resultado é que é possível ganhar muito mais com os dividendos. E muitos fazem essas alterações pensando nas taxas que são bem desanimadoras.
Observar as taxas de juros nas contas de poupança é totalmente deprimente. Embora possa ser um banco que tenha boa reputação, a taxa é simplesmente desanimadora.
Para quem se interessa por esse tipo de meio de ganhar dinheiro e economizar, pode encontrar mais informações sobre o que é dividend yield e ver se vale a pena.
Para quem está começando a investir, um dividendo é o pagamento que uma empresa faz de seus ganhos aos acionistas.
Os dividendos normalmente são pagos uma vez a cada trimestre. As empresas públicas geralmente não são obrigadas a pagar dividendos, mas muitas delas o fazem.
Frequentemente, você descobrirá que empresas mais antigas e estabelecidas pagam dividendos.
Se você está pensando em investir em empresas que pagam dividendos, deve compreender o rendimento de dividendos.
O investimento de dividendos nada mais é do que a quantidade de dividendos que uma empresa paga a cada ano dividido pelo preço de suas ações.
O que isso significa é que, à medida que o preço das ações cai, os rendimentos de dividendos aumentam (assumindo que os pagamentos de dividendos não mudem).
E é exatamente isso que está acontecendo no mercado hoje. Os preços das ações caíram, embora os lucros das empresas permaneçam fortes.
Então, o que tudo isso significa? Isso significa que pagará um valor x por ação a cada ano, independentemente do preço das ações.
O preço poderia cair 50% e é possível ganhar com o investimento.
Além disso, se for reinvestir os dividendos de volta em ações, é possível comprar as ações pelo preço mais baixo (assumindo que o preço caia) com um rendimento de dividendos ainda maior (lembre-se, conforme o preço cai, o rendimento de dividendos cai acima.
Agora é absolutamente crítico ter em mente que tudo isso pressupõe que as ações continuem pagando aquele valor ano em dividendos. E isso me leva aos riscos do investimento em dividendos.
Como qualquer investimento, investir em ações que pagam dividendos não é algo certo.
Por exemplo, uma empresa pode ter um alto rendimento de dividendos graças ao baixo preço das ações que reflete uma empresa em declínio.
Se os lucros começarem a diminuir, é muito provável que a empresa reduza o pagamento de dividendos. E em alguns casos extremos, paro de pagar quaisquer dividendos.
Na opinião de muitos, porém, o risco vale o retorno potencial.
No caso de algumas empresas, por exemplo, seu rendimento de dividendos reflete o declínio geral do mercado, não alguma fraqueza fundamental com a responsável.