Redução de gastos com a contabilidade consultiva

Redução de gastos com a contabilidade consultiva (foto= internet)
Redução de gastos com a contabilidade consultiva (foto= internet)

Redução de gastos? Esse assunto é do interesse de todos! E pra você empresário principalmente! Com a contabilidade consultiva você pode ter redução de gastos na sua empresa, sim!

Novo comportamento

Você pode estar se perguntando o que essa contabilidade consultiva? Temos a visão de que o contador é apenas para cuidar da parte burocrática das empresas organizando documentos tributários que são obrigatórios e lidando diretamente com o governo. Porém o profissional de contabilidade ele é responsável por muito mais que isso.

A contabilidade é a única ciência capaz de diagnosticar quais os problemas das empresas e e verificar as formas de tratamento para esse problema. Podemos comparar a contabilidade consultiva com o médico, da mesma forma que ele analisa e conclue qual doença o paciente tem e indica um tratamento, o contador também realizará esse procedimento não com pessoas, mas com empresas. Vai buscar qual o problema que está impedindo ela de crescer e apresentar para o empresário formas de lidar com isso para o melhor crescimento e avanço da sua empresa.

Então o contador consultivo é uma nova postura do contador tradicional de estar mais próximo do cliente, acompanhando de perto o que tem incomodado, quais as tentativas que já foram realizadas para potencialização dos lucros.

Redução de gastos com a contabilidade consultiva (foto= internet)
Redução de gastos com a contabilidade consultiva (foto= internet)

Gastando melhor

Muitas empresas brasileiras vão à falência justamente por não saberem onde investir. Na verdade existem empresários que só querem o lucro e não pensam na importância do  investimento para obter o lucro de forma mais satisfatória. A função do contador também é de auxiliar o empresário a investir de forma eficaz na sua empresa, em produtos que trarão retorno imediato, apresentar propostas de visão crescente e verificar gastos que atualmente não estão sendo importantes para o cenário atual da empresa.

Outra questão que os empresários devem estar sempre atentos seria em relação ao pagamento de tributos. A população em geral não tem conhecimentos sobre essa área e o fato de você não ser especialista, pode estar pagando tributos que são desnecessários para o porte da sua empresa ou até mesmo pagando multas por não cumprir leis. Com a contabilidade consultiva você poderá também reduzir gastos nessas questões tributárias, uma vez que o contador ele é o profissional ideal para esse tipo de serviço.

Além disso ter o auxílio de um  profissional que pode dar suporte em diversas áreas e tirar sua empresa do buraco não é um gasto, é um investimento.

Avançando

Com o diagnóstico preciso da necessidade da sua empresa, é hora de avançar. O contador consultivo vai te indicar como resolver os problemas, porém não adianta só saber o diagnóstico. Você tem que agir para poder perceber a redução de gastos que pode obter com essas atitudes.

Cortar funcionários, mudar de fornecedores, contratar novos profissionais especialistas no problema diagnosticado, investir em cursos de treinamento para seus colaboradores com o intuito de melhorar o serviço e o atendimento ao cliente. Nesse quesito você pode procurar cursos específicos para cada área de sua empresa. É hora de agir!

Fatima da Silvera