Qual é o melhor copo de treinamento para um bebê?

Sempre é chegado o momento em que o bebê para de usar a mamadeira para tudo e começar a fazer uso do copo de treinamento ou copo de transição. Mas você sabe o que é isso? Para que ele serve e como escolher o melhor tipo?

Tudo começa com o peito exclusivo ou a mamadeira, para depois de 6 meses, a criança começar a tomar outros líquidos que não sejam o leite. Por conta desse momento, existe o copo de transição.

Ele funciona como um copo de treinamento para que a criança esteja apta a tomar outros líquidos no copo aberto. Funciona como uma maneira de ensinar a criança a usar o copo sem ter tanta bagunça e derrubar tudo pelo chão.

Quando comprar um copo de treinamento?

Não há nenhum momento certo para isso, porém, boa parte das crianças já se encontra pronta para usar o copo assim que começam a comer alimentos. Essas crianças já estão mais firmes e podem se sentar na cadeira de alimentação.

Tipos de copos de transição

Há o tipo de copo usado em plástico, sempre importante que ele seja livre de BPA. Caso não tenha certeza da qualidade, é melhor não comprar. O plástico é ruim porque pode soltar químicos que fazem mal a saúde.

O de vidro tem a vantagem de ter a certeza de que ele será mais seguro para o consumo da criança sem ter o risco de plástico. O problema é que ele é mais pesado, por mais que sejam protegidos por silicone, ainda podem cair e quebrar.

Os de aço inox são mais simples de limpar e não tem o problema do plástico que já foi mencionado. Além disso, funcionam muito bem para manter a temperatura da bebida, seja quente ou gelada. 

Já em relação aos copos de silicone são usados com bicos suaves ou canudos também. São muito bons para as crianças que não tem dentes e isso não machuca a gengiva que vai estar bem sensível. 

Ainda sobre os copos de silicone, o problema é que eles podem ser facilmente mordidos durante a época em que os dentes começam a nascer, por conta disso, pode ser necessário trocar depois de um tempo.

Como limpar os copos?

Os copos de treinamento são muito conhecidos por acabarem armazenando sujeitas em lugares bem complicados de limpar. A dica é usar m esterilizador de mamadeiras já que a maioria dos copos podem ser esterilizados mesmo. Caso o copo tenha canudo, é necessário procurar uma escova especial para a limpeza.

Não se esqueça de que cada fase de uma criança se torna um grande desafio para ela. Não é necessário entrar em desesperado caso o bebê não se adapta rapidamente com o copo de treinamento.

É importante mostrar para a criança que ela tem tempo para se acostumar e se adaptar, tentando aos poucos. É claro que se demorar muito, pode ser necessário testar novos modelos que possam funcionar melhor para o seu filho.

Fatima da Silvera

Your Turn To Talk

Leave a reply:

Your email address will not be published.