Como configurar o WhatsApp para economizar a internet do seu celular?

O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros, por isso, pode ser um grande inimigo do pacote de dados de internet móvel. Principalmente, porque as pessoas adoram enviar fotos, vídeos, gifs, além de chamadas de áudio e vídeo.

Por isso, a dica de aprender a economizar a internet do seu celular ao usar o WhatsApp pode ser ideal para quem tem medo de ficar sem acesso até o fim do mês. Vamos ensinar como fazer isso de maneira bem simples com o GBWhatsapp Pro atualizado.

Consumo de dados

O WhatsApp virou a principal opção de comunicação entre as pessoas, evitando gastar muito dinheiro enviando SMS. Porém, o seu limite está relacionado com a franquia de dados. Se quiser aproveitar o máximo do app, é bom seguir algumas das orientações de como economizar e saber o quanto está gastando ao baixar ou enviar um arquivo.

Não é apenas isso que consome os dados do pacote, além disso, outras ações que podem ser usadas no app podem pensar o uso do pacote mensal. As ligações de voz ou até mesmo o backup das mensagens e arquivos. 

Se você quiser saber o quanto o seu uso de Whatsapp está pesando no seu consumo de dados, o aplicativo tem uma ferramenta que mostra as estatísticas direitinho. Por isso, veja como encontrar.

IOS

Entre no Whatsapp e entre em Ajustes que fica no canto direito da tela. Com o menu aberto, entre na opção de “Uso de Dados e Armazenamento”. Dentro dessa tela, no final tem uma parte de “Uso de Rede”.

Nessa parte, é possível ver o quanto foi gasto com mensagens, Status, arquivos, ligações e o total. No final, também pode apertar o “Redefinir Estatísticas” o que vai zerar a contagem para começar a ter um novo parâmetro a partir de um período novo.

Android

Clique nos três pontos que ficam no canto superior direito da tela, abrindo a parte de “definições”. Dentro desse menu, aperte a parte de “Dados e Armazenamento”. Depois, escolha a parte de “estatísticas de utilização”. 

Nesse momento, é possível ver todas as informações de dados que foram gastos pelo Whatsapp. Também é possível reiniciar para ter uma nova contagem mais precisa, revendo o período que desejar. 

Download automático

Vamos explicar como desativar o download automático das mídias que o aplicativo faz, assim como reduzir o uso de dados móveis durante uma chamada de voz realizada dentro do Whatsapp. 

É importante salientar que essas mudanças podem acabar comprometendo a experiência de uso, mas vão ser bem efetivas na hora de economizar a franquia de dados.

Para começar, no canto direito da tela tem um ícone com três pontos que pode ser direcionado a parte de configurações. Acesse a parte de “uso de dados”. Altere a parte em que diz que “quando utilizar a rede de dados” escolha pela opção “nenhuma mídia”. Depois disso, marque a opção que diz “reduzir uso de dados”. 

Fatima da Silvera