Aprenda como escolher o balcão de cozinha ideal de forma econômica

A cozinha sempre foi considerada um dos lugares mais agradáveis e convidativos para se estar em toda casa. É onde amigos e familiares se reúnem para conversar, celebrar conquistas e experimentar pratos simples e exóticos que despertam o apetite de qualquer um. 

Mesmo que não seja notado e às vezes até esquecido, o balcão de cozinha ainda tem o seu espaço nesse cômodo da casa. Ele facilita tanto o preparo dos alimento quanto a organização de utensílios, como panelas, talheres, copos, além de alguns ingredientes de uso diário. 

A seguir, vamos conferir alguns detalhes que vão influenciar na escolha do seu balcão cozinha. Continue lendo!

Pia embutida 

Se você quer facilitar a sua vida na hora de lavar os alimentos e a louça suja é melhor optar por uma balcão com pia embutida. Além de sair mais barato do uma pia feita sob medida, ele permite que você não precise lidar com os inconvenientes da instalação da peça, algo bastante desagradável considerando o transporte dela até a sua casa. 

Número de nichos 

Você mora sozinho, com a namorada, é casado ou tem filhos? Dependendo da sua resposta, talvez seja preciso pensar em um balcão de cozinha que se ajuste à sua rotina e atenda suas necessidades. 

Enquanto uma pessoa solteira consegue se virar com um móvel de 2 gavetas e um nicho, um casal já precisa de mais espaço para o seu jogo de pratos, panelas e talheres. 

Neste caso, nada mais adequado do que um balcão de, no mínimo três gavetas e um nicho duplo.  A presença de portas de correr ou abrir para fora também influencia no uso diário do móvel, já que o primeiro tipo é mais indicado para cozinhas pequenas e o segundo, para cozinhas maiores. 

Tipo de madeira

Com a popularização do MDF e do MDP, ainda surgem muitas dúvidas sobre a utilidade de cada tipo de madeira. 

O que precisa ficar claro é que o MDF é formado por meio da união de fibras de madeiras que são coladas com resinas sintéticas e aditivos. Isso faz com que ele seja ideal para móveis com formatos variados e mais criativos. 

Já o MDP se destaca pela sua estabilidade e facilidade de absorver a tinta e permitir a confecção de móveis como o balcão de pia para cozinha com design mais moderno e caprichado. Esse material também é excelente na fabricação de gavetas e prateleiras, pois oferece a resistência necessária para que ambas suportem o peso dos utensílios domésticos. 

Proposta decorativa

Um detalhe que não pode passar despercebido em um balcão cozinha é o seu design. Ele contribui de forma significativa para harmonizar e complementar a decoração do ambiente. 

Pense em um balcão que consegue combinar, por causa da proposta simples e clean, com uma decoração minimalista ou um móvel colorido, que fica mais próxima do estilo moderno. Em cada desses casos, temos balcões que cumprem seus papéis com maestria. 

Cor 

As cores exercem uma forte influência no nosso bem estar, estimulando sentimentos positivos e até a fome, no caso da cozinha. Não é a toa que o amarelo, vermelho, branco são tão usados neste tipo de ambiente. E saber como aproveitá-las faz toda a diferença na criação de um local agradável de estar para cozinhar e comer. 

Portanto, ao escolher o balcão para cozinha, priorize um ou mais tons como esses para que o seu ambiente transmita boas energias e você possa explorar toda a sua criatividade na cozinha e servir seus convidados e familiares como eles merecem. 

Agora que você já sabe como escolher o seu balcão para cozinha, aproveite para conferir outros artigos que vão te ajudar a decorar a sua casa do jeito que sempre quis. Também não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Pedro Boaventura