5 dicas para economizar e investir para todas as idades

Existem apenas duas estratégias para conseguir melhorar a sua poupança e os seus rendimentos. É necessário aumentar a sua renda e também reduzir os seus gastos para obter os resultados esperados.

Caso seja um jovem adulto que está pronto para começar a economizar para a sua aposentadoria, ou alguém que já está mais próximo disso com uma renda fixa, algumas dicas podem contribuir para conseguir economizar, diminuir dívidas para poder entender um comparador de fundos de investimento.

1 – Pague-se primeiro

É importante economizar uma parte da sua renda de todos os meses quando ela entrar na sua conta, deixando de lado aquilo que sobrar. Uma maneira para isso é configurar mensalmente uma transferência automática para uma conta de investimento ou poupança.

Pegue uma parte do seu salário ou um número aleatório e faça isso automaticamente. Não pense muito e não volta a pensar sobre isso. Somente faça e os resultados serão incríveis. 

2 – Economize para emergências

Uma conta poupança destinada para emergência é parte de qualquer plano financeiro solido. Mas o que pode ser considerada uma emergência? 

É aquilo que você não vai ter controle e não tem como escolher, como a perda de emprego ou ainda uma doença grave. A despesa que não é muito frequente e que não tem como prever, como viagem para ver a família ou problema no carro, não chega a ser uma emergência, mas certamente faz parte economizar para isso.

É necessário economizar o suficiente para conseguir cobrir as suas despesas de três a 6 meses. Caso tenha o hábito de usar as suas economias quando não deve, tenha certeza de separar esse dinheiro para não ficar sem. 

3 – Gaste menos, economize mais

Poupar com mais frequência faz com que seja mais fácil gastar menos. Seja para tomar um café, ir a um salão de beleza mais caro ou comprar peças novas de roupa. São pequenas coisas que podem ser cortadas facilmente do orçamento.

Quando conseguir reduzir os seus gastos, não deixe essa economia sobrando no bolso ou em uma conta corrente. Aproveite para usar o dinheiro com alguma dívida ou transfira para uma poupança para não ter como usar. 

4 – Perca o hábito, ganhe algumas economias

Caso compre uma coisinha simples, mas cara, todas as manhãs indo para o trabalho, jantando todos os dias em um lugar diferente e ainda tem outros hábitos semelhantes, tente ficar em casa ou economizar pelo menos um ou dois dias. 

Pagar as suas dívidas pode ser um ótimo jeito de liberar um dinheiro para que possa ser usado em investimentos ou em poupança. Faça uma lista do que tem para pagar, dando prioridade para isso, principalmente as que tiverem maiores taxas de juros. 

5 – Seja criativo, ganhando mais dinheiro

Para ganhar mais dinheiro, é necessário ter mais um trabalho ou ainda vender alguma coisa que você tenha e que não precisa mais. Trabalhar mais horas pode parecer melhor, mas um trabalho extra e com um prazo e meta específico pode ser uma estratégia bem mais inteligente.

Fatima da Silvera