4 maneiras simples de começar a economizar dinheiro

Em alguns casos, é muito mais difícil conseguir economizar um dinheiro, principalmente no começo. Com algumas dicas de como começar a economizar, fica mais simples de traçar uma estratégia que seja compatível com a sua realidade.

Dessa forma, se precisa de mais informações sobre como consultar bolsa família e vai conseguir começar a traçar uma nova meta de economia, pensando a curto e longo prazo.

Confira algumas dicas: 

1 – Registre suas despesas

O primeiro passo para conseguir começar a economizar dinheiro é saber o quanto está gastando. Ao acompanhar o que está gastando também, anotando todos os itens para casa comprados, pedido de comida ou ainda aquele cafezinho. 

Depois de traçar todos os dados, é a hora de organizar os seus números com categorias. Coloque os valores de mantimentos, gastos com gás, aluguel ou prestações e totalize esse valor. Pegue cartão de crédito, tire extrato bancário, tudo para garantir a maior precisão, sem esquecer de nada.

A dica também para esse momento é procurar um app de organização financeira, existem muitos disponíveis gratuitamente. Eles podem ajudar a começar essa função. Escolher vai automatizar esse trabalho, facilitando a continuidade. 

2 – Orçamento para economia

Depois de descobrir o quanto está gastando em um mês, é a hora de organizar as suas despesas registradas para ter um orçamento viável.

O seu orçamento tem que ser de acordo com as suas despesas, como eles estão ajustados com a sua renda. Para conseguir planejar os seus gastos, é necessário limitar também os gastos excessivos.

Comece a pensar em despesas que aconteçam regularmente, mas não em todos os meses, como uma manutenção de algo. Uma ideia aqui é começar a pensar em uma categoria de economia, ou seja, tente economizar 10 a 15% da sua renda. 

3 – Encontre maneiras de reduzir seus gastos

Caso as suas despesas estejam muito altas e não tenha espaço para conseguir economizar muito, talvez seja o momento de reduzir os gastos. Comece a achar os itens que não são essenciais, descobrindo o que pode gastar menos, como nas refeições ou entretenimento. 

Veja alguma maneira de economizar com as suas despesas fixas mensais, como telefone ou internet. 

Aqui estão algumas ideias para cortar ao longo dos dias:

  • Procurar por eventos gratuitos ou que tenham um valor mais baixo para gastar menos com entretenimento. 
  • Cancelar assinaturas ou alguma outra associação que não esteja usando, ainda mais aquelas que são renovadas automaticamente. 
  • Se comprometa a almoçar ou jantar fora apenas uma vez por mês, tentando experimentar por lugares que sejam mais baratos. 
  • Tire um tempo para começar a refletir sobre os seus gastos. Quando pensar em comprar algo, espere uns dias. Depois vai se sentir feliz de ter passado ou vai estar pronto para economizar. 

4 – Definir metas de economia

Além de tudo isso, é uma ótima ideia começar a estabelecer uma meta para poder economizar dinheiro. Comece medindo o que pode ser economizado. Talvez queira sair para viajar, casar ou comprar alguma coisa. Depois disso, veja quanto precisa para isso e quanto tempo vai demorar para ter esse dinheiro. 

Fatima da Silvera